O e-SUS Atenção Primária (APS) Multimunicipal é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Sesa e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que tem por objetivo a garantia da inserção de tecnologia no Sistema Único de Saúde capixaba e teve sua implantação iniciada em outubro de 2019.
O Espírito Santo optou por usar um sistema público, gratuito e desenvolvido para a Atenção Primária, que foi ofertado pelo Ministério da Saúde para os municípios utilizarem.
A SESA optou na implantação da versão multimunicipal no Estado do Espírito Santo, sendo pioneiro, onde os municípios poderão acessar o sistema que estará hospedado no Prodest, evitando custo de infraestrutura pelo município e compartilhando um prontuário único com os municípios que utilizam o ambiente.
O sistema ofertado está hospedado na PRODEST permitindo ao município utilizar de um ambiente que preza pela segurança dos dados, backup, atualizações de versões, e suporte técnico pela equipe da SESA.
Em dezembro de 2019 foram iniciadas as capacitações do programa e-SUS APS multimunicipal, um dos componentes do Projeto e-Saúde do Governo do Estado, que visa a agilizar, inovar e qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Espírito Santo, por meio da implantação do sistema de prontuário eletrônico para a atenção primária em saúde.
Para início da implantação foram levados em consideração a rede de informatização e a não utilização de outro prontuário, como critérios de seleção dos municípios.
Um dos grandes benefícios que o e-SUS APS Multimunicipal traz ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo é o compartilhamento de prontuário do cidadão de forma segura, entre os municípios que utilizam o ambiente, possibilitando ter acesso às informações, como o histórico clínico do paciente, saber quando se consultou, quais exames foram solicitados, o resultado desses exames, ofertando um atendimento mais qualificado ao cidadão.
A partir de março de 2022 o sistema avançou para a implantação nas unidades públicas estaduais especializadas, NRE São Mateus, NRE Colatina e NRE Cachoeiro, CAPSCIDADE MOXUARA E Cachoeiro, Rede Cuidar Norte e SUL, CREFES e iniciando no NRE Metropolitando final de 2023.
Desta forma proporcionando um prontuário eletrônico compartilhado entre a atenção primaria e especializada que utilizam o sistema, contribuindo para uma melhor assistência no cuidado ao cidadão.