A Biblioteca de Saúde Pública Liu Leal, do Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) tem como missão contribuir com o desenvolvimento da saúde pública dando apoio as atividades dos docentes, discentes e colaboradores em geral do ICEPi/SESA, disseminando a informação para promover a construção do conhecimento e a inovação.
Acreditamos convictamente no papel da biblioteca como facilitadora da aprendizagem ao longo da vida em todos os níveis, como uma instituição que pode auxiliar na transição da cultura impressa para a cultura eletrônica, entre outras coisas, por meio da competência informacional.
Bibliotecário Bolsista: Marcelo Amaral Schiffler
Assistente de projeto Bolsista: Graziele Marques Bandeira
A Catalogação do acervo que envolve livros, cartilhas, revistas e artigos é uma atividade fundamental e rotineira em nossa biblioteca, sendo essencial para uma gestão de acervo eficiente. O serviço de catalogação é responsável pela descrição informacional de livros e documentos diversos, realizada com base em regras internacionais que norteiam a forma para descrever os dados que caracterizam um material bibliográfico.
Para catalogar é necessário que registremos os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra.
Utilizamos o código AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª. edição).
Nosso código universal no MARC 21 é BR-viICE – Formato que permite o intercâmbio das informações entre as bibliotecas. Utilizamos o sistema KOHA.
A Biblioteca realiza empréstimo domiciliar de seu acervo para todos os funcionários da Secretaria de Estado da Saúde do Espirito Santo (SESA/ICEPi) e para professores e alunos dos cursos realizados no âmbito do ICEPi. O empréstimo tem prazo de 15 dias úteis, renováveis por uma vez.
Para a finalização e depósito de seu Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação ou Tese, é necessária a inserção da Ficha Catalográfica, cuja elaboração é feita pela Biblioteca. Após a finalização de seu TCC, Dissertação ou Tese e antes de seu depósito, solicite uma Ficha pelo e-mail icepi.biblioteca@saude.es.gov.br. A ficha catalográfica segue um padrão internacional (AACR2) que permite que o trabalho seja indexado pelas bases de dados internacionais e recuperados. Este código orienta a formatação dos dados, o tamanho da ficha, todo o espaçamento e sua marcação. Por seguir padronização internacional, não altere nada da ficha catalográfica, caso haja necessidade de alguma alteração na ficha já elaborada e encaminhada entre em contato novamente com a Biblioteca. Lembre-se que a Biblioteca entrega sua ficha em até 5 dias úteis em pdf, então programe-se para não perder o prazo ou deixar para a última hora. Para solicitar uma ficha, encaminhe um e-mail para icepi.biblioteca@saude.es.gov.br com o seu nome, telefone atualizado para contato, nome do curso ou programa de pós.
Caso os profissionais ou programas do ICEPi/SESA necessitem de Ficha Catalográfica para livros ou manuais devem proceder da mesma forma, solicitando também via e-mail. Caso tenha algum dúvida sobre este serviço, faça contato com a biblioteca via e-mail: icepi.biblioteca@saude.es.gov.br
Modelo de Ficha Catalográfica (CIP) produzida pela Biblioteca do ICEPi
Com o contínuo crescimento das informações disponíveis na área, é fundamental que o profissional de saúde desenvolva habilidades e competências no uso das interfaces para realizar buscas de evidências científicas para embasar suas práticas, bem como saber avaliar criticamente as informações encontradas.
Devido a esta demanda a coordenação de biblioteca e centro de documentação elaborou a oficina de estratégica de buscas da estratégia de busca visando melhorar o processo para obtenção de resultados relevantes e de interesse de estudo do pesquisador.
Vídeo criado pelo bibliotecário Marcelo Schiffler disponível em: https://drive.google.com/file/d/1m5othbknnpmknnzzHJ3CoyoSXPUULX7k/view?usp=sharing
Visando preparar os discentes e docentes do ICEPi para a etapa final das especializações, a Biblioteca do ICEPi desenvolveu uma Oficina de normalização de trabalhos de conclusão. Há uma oficina de preparação para os tutores/orientadores e também uma oficina para os discentes. O conteúdo da aula tem como base o Manual de Normalização de TCCs, criado pelos profissionais da biblioteca, segue o padrão NBRs/ABNT e as citações e referências seguem as Normas Vancouver.
Em 1978 um pequeno grupo de editores de diários médicos se reuniu informalmente em Vancouver, Columbia Britânica. Na ocasião, o referido grupo publicou suas exigências para manuscritos e formatos de referências para a Biblioteca Nacional de Medicamentos. O grupo de Vancouver se expandiu com a elaboração e publicação das normas conhecidas como Estilo de Vancouver pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas – ICMJE. Grande parte das Normas de Vancouver baseia-se no Padrão ANSI, adaptado pela U.S. National Library of Medicine (NLM). Considerando a crescente demanda de trabalhos técnico-científicos desenvolvidos e tendo em vista a variedade de cursos de graduação e pós-graduação na área da Ciência da Saúde, a Biblioteca do ICEPi elaborou este manual, segundo as Normas de Vancouver, conforme orientações do Internacional Commitee of Medical Journal Editors com a finalidade de facilitar a normalização da produção técnico-científica produzida por toda a comunidade acadêmica visando à publicação dos trabalhos em revistas médicas. Os dados aqui apresentados foram extraídos e adaptados, em sua maioria, do documento original o qual pode ser acessado através do endereço: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/.
Produzimos um manual com essas essas informações que esta disponível no nosso Sistema KOHA.
Link para download: https://biblioteca.icepi.es.gov.br/aluno/cgi-bin/koha/opac-retrieve-file.pl?id=c0717f9d8ed435bfdaeb134ed39e8ed4
A Política de Formação e Desenvolvimento de Acervo tem o objetivo de orientar a análise de obras a serem incorporadas ao acervo, quantitativa e qualitativamente, visando a expansão e controle de forma consciente e focada nos objetivos da instituição.
A plataforma digital da Biblioteca, utilizando o sistema livre KOHA como biblioteca virtual e catálogo no âmbito ICEPi/SESA, de forma e online, possibilita o acesso livre, via internet à conteúdo bibliográfico, científico e produções gerais do instituto, impactando o usuário final, pesquisadores internos e externos, bem como todo e qualquer cidadão que busque conteúdo da área de saúde, gerando e promovendo o conhecimento.
O Catálogo oferece a pesquisa, reserva, renovação de itens do acervo físico.
Os trabalhos contidos no repositório podem ser lidos online ou baixados.
https://biblioteca.icepi.es.gov.br/aluno/
O Uso de software de código aberto demonstra um compromisso com a sustentabilidade e a transparência.
O ICEPI através do projeto de biblioteca digital disponibiliza conteúdos como livros, revistas, artigos e monografias através de seu repositório de conhecimento que possibilita a inserção social e retorno à sociedade dos investimentos públicos na formação dos profissionais.
Proporciona acesso aberto e público à produção científica e intelectual do ICEPi, promovendo o aumento de sua visibilidade, acessibilidade e difusão do conhecimento.
A Cultura da inovação está presente na biblioteca e através de seu repositório de conhecimento digital, acessível via web tanto em computador quanto no smartphone, estamos promovendo o acesso igualitário ao conhecimento da área de saúde tanto para discentes, docentes e demais pesquisadores da SESA/ICEPi quanto para pesquisadores externos e cidadãos em geral realizando a disseminação da informação e promovendo o conhecimento. Além disso a plataforma digital com base no sistema KOHA através do protocolo Z.39.50 inclui a Biblioteca como participante numa robusta rede internacional de bibliotecas, onde é possível importar catalogação de material e também contribuir através da exportação de metadados de catalogação de materiais, sendo livros, artigos ou outros materiais que constem no catálogo de nossa biblioteca.