A Vigilância Sanitária Estadual tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária. Isso inclui a fiscalização de ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados a esses produtos e serviços.
Abaixo, apresentamos nossa identidade institucional, refletindo os pilares que norteiam nossas ações e nos ajudam a alcançar nossos objetivos.
Nossa atuação é guiada por princípios fundamentais que refletem nosso compromisso com a proteção e promoção da saúde da população capixaba. Conheça abaixo os pilares que norteiam nosso trabalho:
Proteger e promover a saúde da população intervindo nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, coordenando e executando ações integradas no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Ser uma instituição promotora da saúde, que atua de forma ágil, efetiva, proativa, moderna e transparente no gerenciamento dos riscos sanitários.
Ética, Transparência, Responsabilidade como agente público, Imparcialidade, Excelência na prestação de serviços à sociedade.
Abaixo estão algumas das políticas adotadas pela Vigilância Sanitária Estadual, essenciais para garantir a efetividade de nossa missão, alcançar nossa visão e atuar de acordo com nossos valores.
Clique nos links para saber mais sobre cada uma delas:
A Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) define os princípios e diretrizes para o desenvolvimento da vigilância em saúde, visando a promoção e proteção da saúde e como as ações de vigilância sanitária fazem parte desse contexto.
A Política da Qualidade da Vigilância Sanitária Estadual foi estabelecida com a finalidade de promover a entrega de serviços com maior qualidade à sociedade, fortalecer a atuação da Vigilância Sanitária Estadual no âmbito do SUS e proporcionar maior eficiência, eficácia e efetividade das ações de promoção e proteção à saúde da população capixaba.
O Código de ética dos servidores do estado do Espírito Santo estabelece regras de conduta para garantir a moralidade, legalidade e transparência na atuação do servidor, visando o bem-estar da sociedade e o respeito ao cidadão.