Criada e incluída na estrutura organizacional da SESA por meio do Decreto n. 4974-R, de 29 de setembro de 2021, conta com equipe interprofissional para dar conta do processamento das demandas judiciais (e extrajudiciais) que tenham por destinatário a sua Secretaria de Estado.
A estrutura (interna) de funcionamento da Gerência, tem por base o seu processo de trabalho, dado por dois alicerces: a Equipe de Análise Jurídica - EAJ e a Equipe de Análise Técnica - EAT.
Complementarmente, o Laboratório de Inovação em Direito à Saúde, projeto de pesquisa-ação do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação - ICEPi no escopo do Programa Estadual para a Desjudicialização do Acesso ao Sistema Único de Saúde (previsto no art. 6.° da Portaria Conjunta SESA/ PGE n. 003-R, de 23 de setembro de 2021 e instituído pela Portaria ICEPi n. 005-R, de 31 de março de 2022) constitui importante (e estratégica) estrutura, que objetiva assessorar a Gerência na busca de soluções e aperfeiçoamento do processo de trabalho, visando sobretudo, a mitigação da judicialização do acesso ao SUS capixaba.
O Grupo de Pesquisa em Judicialização da Saúde, também fomento do ICEPi (resposta ao Edital ICEPi/ SESA n. 032/2021), pauta-se pelo estímulo à pesquisa acadêmica dentre os membros da equipe de trabalho da Gerência e interessados no tema da judicialização da saúde.
Por fim, o Centro de Negociação Preventiva em Saúde (previsto no art. 48 da Lei Complementar n. 1101, de 6 de abril de 2022 e instituído pela Portaria Conjunta SESA/ PGE n. 01, de 26 de dezembro de 2023), constitui estrutura da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos do Espírito Santo - CPRACES, por sua vez do arcabouço organizacional da Procuradoria-Geral do Estado, sendo estratégia na mitigação da judicialização por meio de infraestrutura que visa evitar o litígio judicial, proporcionando ao usuário um meio célere e oportuno para resolução de sua demanda.
É a maior equipe da Gerência, sendo formada por operadores do direito e apoiadores, atua na entrada (cadastro e distribuição) e saída (resposta aos demandantes) de processos e procedimentos. Assim sendo, possui função de expediente e cartorária.
Na sua composição possui médicos, enfermeiros e equipe, assistentes sociais e farmacêuticos, tendo a excelsa função de subsidiar a Procuradoria-Geral do Estado, principalmente por meio da sua Procuradoria da Saúde, na defesa do Estado.
Além do processo de trabalho (interno) da Gerência, após entrada dos processos, os mesmos são distribuídos para que sejam prontamente diligenciados, e daí derivam estruturas de suporte (externo) alocadas nas respectivas unidades de gestão e assistenciais, capilarizando assim a infraestrutura da Gerência, no intuito de oferecer a melhor resposta e no menor tempo possível. Após o retorno do subsídio à Gerência, esta dá provimento à saída, oportunizando a informação aos órgãos demandantes.